Tuesday, June 10, 2008

NADANDO ENTRE OS TUBARÕES

O maio desafio cristão atual é como sobreviver sob os ares das influencias de época sem se contaminar.

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente Rm.12.2
Internet. Anjos e demônios navegando no mesmo mar.

Quando imagino uma jovem cristão navegando na internet, logo penso em um surfista pegando onda em uma praia repleta de tubarões. Os meio de divulgações e lazer da internet assemelham-se a TV, ou seja, existem os caminhos pervertidos e carnais, mas também, existem as formas seguras de utilização.

I – OS TERRENOS PERIGOSOS DA INTERNET:

1 – MSN:
O MSN é o programa utilizado para adicionar pessoas que se quer comunicar constantemente. É preciso ter um endereço e através desse endereço cria-se uma central de relacionamentos apenas com pessoas que se quer adicionar ao programa.

A – PERIGOS:
Vicio desordenado: No Messenger cria-se um circulo de amizades com pessoas que se identifica de todo lugar do mundo, dessa forma, vai se tornando um hábito manter a conversar em dia com cada pessoa, ou pelo menos com aquela com quem mais se identifica. É por isso que é comum jovens se tornarem tão viciados no MSN que acabam deixando de lado suas responsabilidades. Notas baixas na escola, descuido no trabalho, isolamento, etc. Existem hoje em dia muitas pessoas prejudicadas no trabalho, escola e relacionamentos pessoais porque transformaram um simples setor de comunicação online em seu refugio diário. Relações inseguras: Apesar de que o MSN seja apenas para pessoas que se quer adicionar, isso quer dizer que só com a autorização do dono, as vezes em uma sala de bate papo qualquer pega-se o endereço de alguém que não se conhece, ou no orkut, já que a maioria das pessoas expoe seus endereços já com a intenção de serem adicionados. Com isso a medida em que vai se conhecendo a pessoa pelo MSN, vai-se tendo um convivio forte, se aproximando um do outro. Isso pode não gerar resultado algum, como também pode resultar em encontros, sexo virtual, confissões e coisas do gênero. O perigo é que a moça ou o rapaz vai encontrando nesse tipo de contato um subterfúgio para os seus dilemas e suas inseguranças, enquanto la fora esta o mundo real. Linguagem errada: Os internautas com o passar do tempo foram criando uma linguagem própria, códigos e formas de se identificar. Com isso na escola é comum ver por outra os garotos e meninas se flagrarem escrevendo, “naum” em lugar de não, “vc” em lugar de você e assim por diante. Não acho que haja pecado algum em alguém se comunicar da maneira que quiser, mas é preciso saber que não se comunica assim o dia todo, nem em todo lugar. Certos situações da vida necessitam de uma ordem, como nas redações de vestibulares, concursos e outras situações. Por isso mesmo conversando de maneira errada na internet é preciso ter cuidado para manter o hábito da leitura correta e da escrita também.
B – A BÍBLIA ACONSELHA:
Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. I Co. 15.33

C – DICA QUE VALE:
Só adicione ao seu MSN pessoas que conheça e sabe que pode conversar seguramente. Ao adicionar pessoas que não fazem parte do seu círculo de amizades observe na evolução da conversa se tal pessoa merece usa confiança ou não. Não se convença facilmente com as propostas e intenções de pessoas que parecem ser a cara metade sua. Essa é a maior fascinação e engano do MSN. Tenha personalidade madura o suficiente para não se encantar com qualquer coisa.

2 – ORKUT:
O orkut é um site de relacionamento onde as pessoas vão convidando amigos e formando uma rede de amizades ao redor de si. Nele pode-se criar um perfil , colocar fotos adicionar comunidades com temas relacionados ao gosto pessoal de cada um.

A – PERIGOS:
Invasão de privacidade: Hoje o orkut chega a ser bem mais perigoso do que o MSN e as salas de bate papo, isto porque nele não existe privacidade. Todos têm acesso a vida pessoal de todo mundo. Convidam pessoas, deixam SCRAPS (mensagens no mural) pegam os MSN´s, enfim, invadem seriamente a vida pessoal uns dos outros. Há quem goste disso, há também aqueles que se incomodam, mas o certo é que pelo orkut todos fazem parte da vida pessoal de todo mundo. Comunidades indecentes e pervertidas: Esse ano a justiça federal quebrou o sigilo das comunidades do orkut, isto porque haviam muitas comunidades de pedofílias e exploração infantil arrebanhando muita gente. Isso mostra que as comunidades são um clube perigoso de criminalidade, indescencia e perversão. Piratas do pecado: Existem pessoas que andam pela internet, navegando em orkuts e salas de bate papo pegando endereços de MSNs, números de telefone e contatos em gerais para, buscando satisfação sexual, perversão e pecado. Muito cuidado, nem tudo o que brilha é ouro e prata, mantenha sempre em mente que você é um servo de Deus e deve manter o padrão de decência e moralidade.
B – A BÍBLIA ACONSELHA:
Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? II Co. 6.14

C – DICA QUE VALE:
Só faça parte de comunidades que defendam temas saudáveis, afinal, participar de movimentos que preguem o pecado é conseqüentemente declarar-se a favor dele. Tenha sempre o cuidado de observar o perfil de quem quer adicionar você. Os critérios que abordam religião, leitura, música e assim por diante. Se de repente o perfil não compreende o de um cristão decente ou de uma pessoa que tenha fé, não é nada aconselhável adicionar. Não se empolgue com fotos, perfis ou conversas de pessoas que você imagina ser o padrão ideal para você. Tem muita gente sofrendo com imaginações amorosos que na prática mostram-se totalmente contrário ao que parecia.

3 – SALAS DE BATE PAPO:
Bate papo é uma região dentro de um site, uma janela, uma sala (na linguagem internauta) onde as pessoas conversam abertamente umas com as outras, ou reservadamente se preferir. Estas salas são temáticas, a pessoa que vai entrar escolhe aquela cujo tema lhe agrada, por exemplo, se quer falar sobre sexo entra na sala com esse tema, se quer amizades, namoro, encontros e outros temas entra na sala denominada com cada tema. Mas é bom saber que apesar de as salas manterem um tema, lá dentro, depois que a conversa começa se pode chegar a qualquer lugar, mesmo em uma sala de cunho evangélico acontecem casos em que pessoas começam uma conversa sadia e terminam no MSN falando de sexo e ate marcando encontros que não levam na verdade a nada.

A – TÓPICOS DE UM BATE PAPO:
Escolha da sala: Toda conversa começa com a escolha da sala. A condição da pessoa no momento o leva a buscar uma conversa que possa deixa-lo bem, saciado ou simplesmente passando o tempo.

A - PERIGO:
O grande perigo das salas de bate papo é que tem gente com todo tipo de intenção: homossexuais se passando por mulheres, pedófilos Conversa: A conversa é iniciada com perguntas pessoas como “oi, afim de tc?”, “tc de onde?” e assim por diante. O inicio de todo bate papo é saber qual a intenção da pessoa na sala, isso vai ser descoberto a medida em que as pessoas vão sentindo segurança na conversa e vão falando sobre coisas particulares. Conhecimento: após uma boa conversa, depois de falarem sobre coisas pessoais e adicionarem um ao outro no messenger ou marcarem horários de encontro na sala, passam a agir como se já se conhecessem há muito tempo. Identificação: O perigo do bate papo mora aqui, na identificação, porque nesse ponto é onde as pessoas imaginam ter encontrado a pessoa perfeita para se relacionarem, estando longe ou perto. Proposta: Depois de algum tempo conversando geralmente surgem as propostas. Daí em diante é onde as coisas começam a ficar realmente perigosas, porque dependendo da situação em que chegaram no assunto tudo pode acontecer. A palavra de Deus alerta sobre o fato de que o mal age por trás das coisas aparentemente belas. Quando a Bíblia fala do diabo diz: resisti ao diabo e ele fugira de vos, quando fala de mulher diz: fugi da prostituição. Vemos então, então, o quanto os perigos da carne são ameaçadores a condição de um jovem cristão. Não se pode negar que todos sentem tentação, mas é preciso também resistir e até fugir se for necessário para manter o caráter de filho de Deus. Encontros: existem uma boa parte de pessoas que se interessam por pessoas que moram longe não importando a distancia. Mas quando se comunicam com pessoas da mesma cidade ou região não sentem tanto interesse. Muitos viajam apenas para um encontro, outros ate namoram por um tempo há casos de pessoas que chegaram até a se casar. Mas a questão mais delicada é quando esses encontros não têm um objetivo sério, apenas a idéia de ficar ou curtir a noite, ou um momento. A bíblia orienta o jovem cristão a buscar os relacionamentos firmes, baseados no compromisso e na seriedade visando o matrimonio