Cristo Prevalece
Organização Cristã voltada a propagação do Cristianismo por vias de comunicação, tais como: ministrações, livros, períodicos e informações online. A Organização reconhece a doutrina e o credo sustentado pelos movimentos evangélicos que se aproximam fielmente do verdadeiro Evangelho. Contato: cristoprevalece@gmail.com
Monday, November 08, 2010
Tuesday, October 27, 2009
O QUE NA VERDADE SOMOS
Quando ouço essa canção da banda Fruto Sagrado eu me derramo em reflexão profunda sobre o Cristianismo na atualidade. O Evangelho é simples, mas a cada dia parecem complicar mais o acesso a Deus. Já chega! Deus levante uma juventude que adote uma espiritualidade baseada na verdadeira virtude e tranparencia. Amor! Espiritualidade e ação.
O QUE NA VERDADE SOMOS
Não há mais segredos pra esconder
Por que complicar a verdade?
Que adianta apontar o caminho
E seguir outra direção?
Quando mundo tenta nos enxergar,
Será que vê o que realmente somos?
Pra falar do amor
Pra falar do amor
Tenho que aprender a repartir o pão
Chorar com os que choram
Me alegrar com os que cantam
Senão ninguém vai me ouvir...
Se a verdade é tão simples, onde erramos?
Ou o que deixamos de fazer?
Se não há mais segredos,
Por que complicamos?
Poucos entendem a verdade!
Pra fazer diferença não basta ser diferente
De que modo eu mudo a história?
Com discurso ou com ação?
Pra falar do amor,
Pra falar do amor,
tenho que aprender a repartir o pão
Chorar com os que choram
Me alegrar com os que cantam
Ninguém vai me ouvir sem amor...
O que na verdade somos?
O que você vê quando me vê?
Se o mundo ainda é mau
O culpado está diante do espelho!
O que na verdade somos?
O que você vê quando me vê?
Pra que serve a luz que não acende?
Não ilumina a escuridão.
(Letra, Marcão)
Wednesday, October 21, 2009
NÃO TOMARAS O NOME DO TEU DEUS EM VÃO

O hábito de considerar que as ordenanças do passado se foram e que a Nova Aliança estabeleceu novas, faz com que muita gente se esqueça e sepulte de vez algumas verdades prevalecentes, não apenas para uma época, mas para todo o tempo. Os Dez Mandamentos, por exemplo, precisa ser analisado de uma forma delicada afim de que se tome noção do que era uma ordenança inviável para esta geração e o que não é.
O Mandamento “não tomará o Nome do teu Deus em vão” tem para mim nesta época uma das maiores verdades e observâncias a serem mantidas, pois, não USAR o nome de Deus em vão, para muitos no passado era falar o nome Deus de qualquer forma, mas no fundo não é.
Não usar o nome da Divindade em vão é não utilizá-lo como pretexto pra ganhar dinheiro, fazer fama, ocultar mentiras e conquistar confiança de pessoas, por exemplo. E não é isto que se mais faz hoje em dia?
Davi deixa uma consideração interessante a este respeito quando fala da Palavra de Deus como sombra. “a sombra da tua Palavras me abrigo!”. Significa que usa a presença de Deus como escudo, como tampão para a vida. É assim que algumas pessoas fazem com o nome de Deus, se protegem ou do mal ou de quem realmente é.
Na oração de Jesus ele ensina: “santificado seja o Teu Nome!” Por quê? Já não é Santo? Sim é, mas seja santificado na nossa boca, uso diário e vivencia.
Respeito! É o que o Senhor exige quando pede que não seja usado o seu nome de qualquer jeito, mas respeito é o que menos se têm dado. Respeito! É uma palavra que se exige em tudo, mas pouco usada nos cultos. Respeito seja dado ao nome de Deus!
O Mandamento “não tomará o Nome do teu Deus em vão” tem para mim nesta época uma das maiores verdades e observâncias a serem mantidas, pois, não USAR o nome de Deus em vão, para muitos no passado era falar o nome Deus de qualquer forma, mas no fundo não é.
Não usar o nome da Divindade em vão é não utilizá-lo como pretexto pra ganhar dinheiro, fazer fama, ocultar mentiras e conquistar confiança de pessoas, por exemplo. E não é isto que se mais faz hoje em dia?
Davi deixa uma consideração interessante a este respeito quando fala da Palavra de Deus como sombra. “a sombra da tua Palavras me abrigo!”. Significa que usa a presença de Deus como escudo, como tampão para a vida. É assim que algumas pessoas fazem com o nome de Deus, se protegem ou do mal ou de quem realmente é.
Na oração de Jesus ele ensina: “santificado seja o Teu Nome!” Por quê? Já não é Santo? Sim é, mas seja santificado na nossa boca, uso diário e vivencia.
Respeito! É o que o Senhor exige quando pede que não seja usado o seu nome de qualquer jeito, mas respeito é o que menos se têm dado. Respeito! É uma palavra que se exige em tudo, mas pouco usada nos cultos. Respeito seja dado ao nome de Deus!
Tuesday, June 09, 2009
RELEMBRANDO - REBANHÃO
Rebanhão é uma banda clássica. Enquanto todo mundo dizia que o jeito dos rapazes era do diabo, ao mesmo tempo cantavam nos cultos "eu quero voltar ao inicio de tudo" e "conheci um grande amigo, seu nome é Jesus", entre outras.
Um video ai pra relembrar um pouco o tempo em que se cantava como Davi, com letras e melodia de verdade e não esse negocio ai de "TO APAIXONADO POR JESUS" ou simplesmente aquele choróró, "AH MEU AMADO, AH SENHOR, AH MEU AMADO". Tá na hora de começar a repensar essa coisa de gospel enlatado e meter a cabeça no óleo da unção pra ver se sai alguma comunicação mais expressa com o Criador, por que, esse negocio ai que tão vendendo no DISK GOSPEL não rola não.
DECEPCIONADO COM DEUS - PHILIP YANCEY

Esse é um dos autores que eu li muito no inicio da minha fé. Eu gosto da forma como ele aborda as questões humanas e espirituais e nesta obra então. Leia você vai gostar também!
Baixe aqui
http://www.4shared.com/file/110777562/8359649d/decepcionado.html
ELE ESCOLHEU OS CRAVOS - MAX LUCADO
Thursday, June 04, 2009
Motivos por que não pregaria em Camboriu na festa dos Gidões Missionários
Sempre que prego em uma cidade alguém me pergunta: “Você deveria estar era em Camboriú!” E ficam horrorizados quando eu destaco que nunca nem me esforcei pra isso. Segue aqui embaixo algumas coisas que me incomodam, só algumas para não ser muito concreto no assunto.
1 – Não entendo a concorrência
Não vejo nenhum destes pregadores que vendem até suas casas para pregar num evento missionário se matando para pregar em favelas ou presídios.
A concorrência chega a ser brutalmente descarada vinculada ao foco material e marquetista. Não acho que esse seja o foco do Altíssimo.
2 – Não gosto de vitrines
Já existe uma teoria de que “se não prega no Gideões, não aparece como pregador”. Que feio. É a mesma reposta dada por pregadores equivocados quando perguntam em começo de carreira: “Qual o seu sonho?” ao que responde: “Viajar de jatinho, ir em vários paises pregando em estádios lotados!” Que feio de novo!
1 – Não entendo a concorrência
Não vejo nenhum destes pregadores que vendem até suas casas para pregar num evento missionário se matando para pregar em favelas ou presídios.
A concorrência chega a ser brutalmente descarada vinculada ao foco material e marquetista. Não acho que esse seja o foco do Altíssimo.
2 – Não gosto de vitrines
Já existe uma teoria de que “se não prega no Gideões, não aparece como pregador”. Que feio. É a mesma reposta dada por pregadores equivocados quando perguntam em começo de carreira: “Qual o seu sonho?” ao que responde: “Viajar de jatinho, ir em vários paises pregando em estádios lotados!” Que feio de novo!
Eu entendo que homens chamado não eram pra ficar se atropelando para aparecer em grandes eventos, em torno de fechar agendas milionárias, mas sim se esforçar para tornar o Reino de Deus conhecido entre os homens. Não da pra mim! Não dou conta!
3 – Não daria conta com tanta analise
Como a vaga é disputada no Gideões, o que consegue vai ter que passar por um crivo de olho nu e hermenêutica como nunca na vida. Um deslize no português ou coisa parecida vai ser suficiente para sugarem o seu sangue. Quero não, obrigado! Prefiro mesmo ficar aos arredores onde a mensagem simples e confortadora gera mais efeito na vida de quem ouve.
4 – Não tenho estilo para pop star, fui chamado para outra coisa.
Desde que me entendo por ministro nunca consegui entrar nessa de pregador pop. Maleta grande só com a Bíblia e uma caneta dentro. Ternos caríssimos e aqueles ridículos anéis de formatura comprados em lojas de bijuterias.
O meu estilo é do tipo pregador antigo. Uma bíblia na mão e o óleo sobre a cabeça. Não encaixaria no estilo que os mocinhos querem imitar.
Lamento, aos que insistem que eu deveria pisar por ali, não serve para a minha chamada, mesmo sendo um evento espiritual, é que o problema sou eu mesmo.
A IMPORTANCIA DE UM RIO NA VIDA DE UM HOMEM

“Com o meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos” Gn. 32.10
Esse versículo fala dos dois tempos da vida de Jacó, o antes e o depois. Quem ele era na primeira parte do texto acima? Segundo ele mesmo não passava de um homem com um cajado na mão, caminhando em uma longa jornada rumo a Harã. Quem é ele na segunda parte? O homem das sandálias rotas, apenas com um pouco de suprimentos? Não, nada disso, não é o desempregado e errante Jacó, agora ele é fazendeiro, empresário e pai de família. Segundo era o seu sonho, assim foi.
Esse versículo fala dos dois tempos da vida de Jacó, o antes e o depois. Quem ele era na primeira parte do texto acima? Segundo ele mesmo não passava de um homem com um cajado na mão, caminhando em uma longa jornada rumo a Harã. Quem é ele na segunda parte? O homem das sandálias rotas, apenas com um pouco de suprimentos? Não, nada disso, não é o desempregado e errante Jacó, agora ele é fazendeiro, empresário e pai de família. Segundo era o seu sonho, assim foi.
O rio Jordão testemunhou o duro passado de Jacó, como andou por aquelas bandas sedento e sozinho, agora, este mesmo Jordão, mais uma vez, comtempla a face deste homem, refletindo em seu espelho cintilante a felicidade de um homem realizado.
Esta situação de Jacó se parece com as mesmas atitudes tomadas por aquelas pessoas inconformadas com suas condições, que vivem sem nada, na dura realidade de terem nascido em uma família pobre , num lugar sem oportunidades ou qualquer situação parecida, mas, que não se desesperam, ao contrario, buscam de alguma forma, em algum lugar um meio de atingirem seus propósitos. As pesssoas que têm propósitos e que não se deixam definhar pelas dificuldades que vivem, acabam como Jacó, dizendo: “com apenas a roupa do corpo saí daqui, agora, volto com tudo o que sempre sonhei”. Este Jordão representa situações do nosso passado que testemunharam nossas dificuldades, nossos dias de empregados assalariados, nossos momentos de solidão, como uma rua que você passou algum dia, talvez chorando, e que depois volta pela mesma rua sorrindo. O texto do Salmo 126 fala sobre isso: “aquele que leva sua semente chorando voltará certamente com seus molhos sorrindo”.
Um missionário e seu discípulo andavam peregrinando por regiões de crise social, chegando em uma comunidade se deparam com uma situação interessante, é que toda a comunidade vivia a base de uma vaca leitera. Todo o alimento produzido e toda renda vinha dela. O missionário chamou seu discípulo a noite e disse: “vamos lançar a vaca precipício a baixo” o discípulo retrucou: “como podemos fazer tal coisa? Esta é a base de vida destas pessoas”. O missionário insistiu até que o pupilo o acompanhou. Depois disso foram embora e após um tempo, voltando pela mesma região, notou uma mudança significante na vida daquela população. A comunidade havia enriquecido de tal maneira que era impossível se prever o que havia acontecido, até que, ao conversar com um morador lhe foi esclarecido que a comunidade vivia sustentada por uma vaca, que depois caindo precipício abaixo, tiveram que buscar coisas diferentes. Cada pessoa precisou enveredar por um caminho que os conduzisse a se manter por seus próprios esforços. Este é apenas um conto é claro, mas que esclarece uma realidade importante do nosso cotidiano:
“as vezes o nosso fracasso consiste no fato de nos mantermos a base de coisas pequenas, soluções insignificantes”.
É preciso romper com a condição de vida que se leva, não apenas ficar lastimando dizendo que a vida é injusta e coisas parecidas. Atitude para se levar a frente o que se quer é o que precisamos para chegar a beira do Jordão e dizer:
“agora tudo é diferente, agora eu sou o que sempre sonhei”.
Lembro – me de ver uma propaganda em que dois amigos se encontravam depois de muito tempo. Um estava entregando pães, enquanto o outro estacionava o carro, vestido socialmente elegante. O entregador se aproximou do companheiro e disse:
“rapaz que bom te ver depois de tanto tempo, olha que sorte eu dei, entrego pães todos os dias e a freguesia é grande. Mas deu pra perceber que você também não anda tão mau assim. Terno bonito, deve estar dirigindo para algum bacana e que carrão, hein? Seu patrão deve ter bastante dinheiro”.
O amigo lhe respondeu:
“não, não, o terno e o carro são meus. Formei-me em direito e tenho gozado dos privilégios da minha profissão”.
O amigo entregador com ar irónico acrescenta:
“você não muda mesmo, brincalhão como sempre!”
Este entregaodr é como o jordão que viu todo o sucesso de Jacó. Para voltar um dia ao Jordão de sua vida e apresentá-lo tudo o que você conquistou, terá que seguir algumas leis, as mesmas leis que Jacó precisou obedecer para chegar onde chegou.
A primeira parte deste livro é destinada a você que quando se deita fica pensando qual atitude tomará no dia seguinte para que sua vida seja conduzida de modo diferente. A você que apesar que estar bem com o pouco, anseia por chegar mais longe, pretende surpreender a todos com o que é capaz. A todos que estão lutando pelos seus ideais, mas que infelizmente não têm nada em mãos a não ser um sentimento de conquista queimando dentro do peito. Esta parte é dedicada aos que tem um sonho.
(Extraido do livro A Empresa de Jacó de Rivaldo Sousa)
Monday, August 04, 2008
QUANDO NOS SENTIMOS CANSADOS DA VIAGEM

Caminhando pelo deserto deste mundo, parei num sitio onde havia uma caverna; ali me deitei para descansar.
É assim que começa a narrativa do clássico cristão o peregrino, descrevendo a condição do ser humano após a queda de Adão. A viagem no livro de Johan Bunyan, fala da jornada do homem nesta vida. Um deserto. É o que o mundo é. Um deserto. Com todos os elementos que corrompem a estrutura humana, e nesta caminhada, às vezes nos faltam forças para produzir algo de útil para a nossa própria vida. Neste deserto, que provoca em certas situações da nossa vida, cansaço, nos sentimos como Jesus, procurando um lugar onde se assentar e meditar um pouco sobre algumas coisas que nos incomodam.
Mas, o cansaço neste deserto da vida é oriundo de muitas coisas e que atingem várias áreas da vida também, sendo assim, cabe a pergunta: o que nos cansa? O que te cansa? O que tem me cansado? Em que área da minha vida sinto-me mais cansado?
Há um cansaço que conduz ao sono, outro que nos impede de dormir. O que conduz ao sono é aquele que provocado pelo trabalho diário, pela labuta; o cansaço que tira o sono é aquele que inquieta a mente, que nos mantém acordados em função de preocupações e inseguranças.
O pior prejuízo na vida de quem está tomado pela falta de sossego é a falta de produção. Alguém cansado não consegue desenvolver as coisas, daí passa a funcionar como uma máquina programada realizando as tarefas diárias da vida apenas por pura obrigação.
Jesus estava cansado e por isso se assentou em um lugar para descansar e ficou sozinho consigo mesmo. Aqui, a Bíblia ensina algo importante para a vida dos afadigados:
“É preciso saber ficar sozinho em certos momentos”.
Hoje em dia já não se consegue ficar sozinho por muito tempo. As pessoas estão muito apressadas. Têm pouco tempo para ler um livro de capa a capa. Sem falar naqueles momentos onde se pode sentar em lugar silencioso apenas para ouvir uma canção sem ter que estar fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Apenas sentar 30 a 60 minutos e ouvir uma boa música.
Reclama-se muito o porque de tantas doenças, tantos problemas, tantas inquietações dentro da mente. Mas, o que realmente acontece é que problemas vão se acumulando como brasas na cabeça e quando a pessoa não sabe o que fazer começa a perder a noção das coisas. O desespero, em muitos casos, age quase que fundindo o interior mental. O que se faz quando se esta tão cansado e desestimulado? Algumas pessoas tomam decisões precipitadas que futuramente culminam em catástrofe, outros, apenas aprendem a viver cansado e não têm mais prazer em nada.
Agir de qualquer forma ou se adaptar a viver cansado não são as saídas que Deus deseja para a vida de uma pessoa. É claro que se alguém passar o tempo todo olhando para o céu e lendo a Bíblia em casa não vai resolver em nada, mas a valorização de um momento com o Senhor é muito importante, por que isso vai gerando conforto ao coração do aflito. Um momento a sós com Deus e consigo mesmo refletindo sobre a vida, orando ou buscando solução na Palavra gera força ao coração cansado.
A reflexão do Salmo 3 é muito interessante porque nesta passagem Davi se vê cercado por inimigos de todos os lado, a vida por um fio, mas o homem de Deus se expressa da seguinte forma:
“Me deitarei, dormirei e acordarei no dia seguinte, porque o Senhor cuidou de mim”.
E agora? O que dizer de uma reação desta em meio a uma situação de fadiga e perigo? A resposta é, segurança em Deus. Não podemos deixar que o sono seja tomado por flagelos que engessam a nossa fé. Dia após dia vão surgir coisas que tiram o sono e nos deixam cansados, mas, mesmo assim:
“Valorize um momento de culto a Deus e jamais deixe que suas mãos parem de produzir por excesso de cansaço” Hb. 12.12.
É assim que começa a narrativa do clássico cristão o peregrino, descrevendo a condição do ser humano após a queda de Adão. A viagem no livro de Johan Bunyan, fala da jornada do homem nesta vida. Um deserto. É o que o mundo é. Um deserto. Com todos os elementos que corrompem a estrutura humana, e nesta caminhada, às vezes nos faltam forças para produzir algo de útil para a nossa própria vida. Neste deserto, que provoca em certas situações da nossa vida, cansaço, nos sentimos como Jesus, procurando um lugar onde se assentar e meditar um pouco sobre algumas coisas que nos incomodam.
Mas, o cansaço neste deserto da vida é oriundo de muitas coisas e que atingem várias áreas da vida também, sendo assim, cabe a pergunta: o que nos cansa? O que te cansa? O que tem me cansado? Em que área da minha vida sinto-me mais cansado?
Há um cansaço que conduz ao sono, outro que nos impede de dormir. O que conduz ao sono é aquele que provocado pelo trabalho diário, pela labuta; o cansaço que tira o sono é aquele que inquieta a mente, que nos mantém acordados em função de preocupações e inseguranças.
O pior prejuízo na vida de quem está tomado pela falta de sossego é a falta de produção. Alguém cansado não consegue desenvolver as coisas, daí passa a funcionar como uma máquina programada realizando as tarefas diárias da vida apenas por pura obrigação.
Jesus estava cansado e por isso se assentou em um lugar para descansar e ficou sozinho consigo mesmo. Aqui, a Bíblia ensina algo importante para a vida dos afadigados:
“É preciso saber ficar sozinho em certos momentos”.
Hoje em dia já não se consegue ficar sozinho por muito tempo. As pessoas estão muito apressadas. Têm pouco tempo para ler um livro de capa a capa. Sem falar naqueles momentos onde se pode sentar em lugar silencioso apenas para ouvir uma canção sem ter que estar fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Apenas sentar 30 a 60 minutos e ouvir uma boa música.
Reclama-se muito o porque de tantas doenças, tantos problemas, tantas inquietações dentro da mente. Mas, o que realmente acontece é que problemas vão se acumulando como brasas na cabeça e quando a pessoa não sabe o que fazer começa a perder a noção das coisas. O desespero, em muitos casos, age quase que fundindo o interior mental. O que se faz quando se esta tão cansado e desestimulado? Algumas pessoas tomam decisões precipitadas que futuramente culminam em catástrofe, outros, apenas aprendem a viver cansado e não têm mais prazer em nada.
Agir de qualquer forma ou se adaptar a viver cansado não são as saídas que Deus deseja para a vida de uma pessoa. É claro que se alguém passar o tempo todo olhando para o céu e lendo a Bíblia em casa não vai resolver em nada, mas a valorização de um momento com o Senhor é muito importante, por que isso vai gerando conforto ao coração do aflito. Um momento a sós com Deus e consigo mesmo refletindo sobre a vida, orando ou buscando solução na Palavra gera força ao coração cansado.
A reflexão do Salmo 3 é muito interessante porque nesta passagem Davi se vê cercado por inimigos de todos os lado, a vida por um fio, mas o homem de Deus se expressa da seguinte forma:
“Me deitarei, dormirei e acordarei no dia seguinte, porque o Senhor cuidou de mim”.
E agora? O que dizer de uma reação desta em meio a uma situação de fadiga e perigo? A resposta é, segurança em Deus. Não podemos deixar que o sono seja tomado por flagelos que engessam a nossa fé. Dia após dia vão surgir coisas que tiram o sono e nos deixam cansados, mas, mesmo assim:
“Valorize um momento de culto a Deus e jamais deixe que suas mãos parem de produzir por excesso de cansaço” Hb. 12.12.
Tuesday, June 10, 2008
NADANDO ENTRE OS TUBARÕES
O maio desafio cristão atual é como sobreviver sob os ares das influencias de época sem se contaminar.
Internet. Anjos e demônios navegando no mesmo mar.
Quando imagino uma jovem cristão navegando na internet, logo penso em um surfista pegando onda em uma praia repleta de tubarões. Os meio de divulgações e lazer da internet assemelham-se a TV, ou seja, existem os caminhos pervertidos e carnais, mas também, existem as formas seguras de utilização.
I – OS TERRENOS PERIGOSOS DA INTERNET:
1 – MSN:
O MSN é o programa utilizado para adicionar pessoas que se quer comunicar constantemente. É preciso ter um endereço e através desse endereço cria-se uma central de relacionamentos apenas com pessoas que se quer adicionar ao programa.
A – PERIGOS:
Vicio desordenado: No Messenger cria-se um circulo de amizades com pessoas que se identifica de todo lugar do mundo, dessa forma, vai se tornando um hábito manter a conversar em dia com cada pessoa, ou pelo menos com aquela com quem mais se identifica. É por isso que é comum jovens se tornarem tão viciados no MSN que acabam deixando de lado suas responsabilidades. Notas baixas na escola, descuido no trabalho, isolamento, etc. Existem hoje em dia muitas pessoas prejudicadas no trabalho, escola e relacionamentos pessoais porque transformaram um simples setor de comunicação online em seu refugio diário. Relações inseguras: Apesar de que o MSN seja apenas para pessoas que se quer adicionar, isso quer dizer que só com a autorização do dono, as vezes em uma sala de bate papo qualquer pega-se o endereço de alguém que não se conhece, ou no orkut, já que a maioria das pessoas expoe seus endereços já com a intenção de serem adicionados. Com isso a medida em que vai se conhecendo a pessoa pelo MSN, vai-se tendo um convivio forte, se aproximando um do outro. Isso pode não gerar resultado algum, como também pode resultar em encontros, sexo virtual, confissões e coisas do gênero. O perigo é que a moça ou o rapaz vai encontrando nesse tipo de contato um subterfúgio para os seus dilemas e suas inseguranças, enquanto la fora esta o mundo real. Linguagem errada: Os internautas com o passar do tempo foram criando uma linguagem própria, códigos e formas de se identificar. Com isso na escola é comum ver por outra os garotos e meninas se flagrarem escrevendo, “naum” em lugar de não, “vc” em lugar de você e assim por diante. Não acho que haja pecado algum em alguém se comunicar da maneira que quiser, mas é preciso saber que não se comunica assim o dia todo, nem em todo lugar. Certos situações da vida necessitam de uma ordem, como nas redações de vestibulares, concursos e outras situações. Por isso mesmo conversando de maneira errada na internet é preciso ter cuidado para manter o hábito da leitura correta e da escrita também.
B – A BÍBLIA ACONSELHA:
C – DICA QUE VALE:
Só adicione ao seu MSN pessoas que conheça e sabe que pode conversar seguramente. Ao adicionar pessoas que não fazem parte do seu círculo de amizades observe na evolução da conversa se tal pessoa merece usa confiança ou não. Não se convença facilmente com as propostas e intenções de pessoas que parecem ser a cara metade sua. Essa é a maior fascinação e engano do MSN. Tenha personalidade madura o suficiente para não se encantar com qualquer coisa.
2 – ORKUT:
O orkut é um site de relacionamento onde as pessoas vão convidando amigos e formando uma rede de amizades ao redor de si. Nele pode-se criar um perfil , colocar fotos adicionar comunidades com temas relacionados ao gosto pessoal de cada um.
A – PERIGOS:
Invasão de privacidade: Hoje o orkut chega a ser bem mais perigoso do que o MSN e as salas de bate papo, isto porque nele não existe privacidade. Todos têm acesso a vida pessoal de todo mundo. Convidam pessoas, deixam SCRAPS (mensagens no mural) pegam os MSN´s, enfim, invadem seriamente a vida pessoal uns dos outros. Há quem goste disso, há também aqueles que se incomodam, mas o certo é que pelo orkut todos fazem parte da vida pessoal de todo mundo. Comunidades indecentes e pervertidas: Esse ano a justiça federal quebrou o sigilo das comunidades do orkut, isto porque haviam muitas comunidades de pedofílias e exploração infantil arrebanhando muita gente. Isso mostra que as comunidades são um clube perigoso de criminalidade, indescencia e perversão. Piratas do pecado: Existem pessoas que andam pela internet, navegando em orkuts e salas de bate papo pegando endereços de MSNs, números de telefone e contatos em gerais para, buscando satisfação sexual, perversão e pecado. Muito cuidado, nem tudo o que brilha é ouro e prata, mantenha sempre em mente que você é um servo de Deus e deve manter o padrão de decência e moralidade.
B – A BÍBLIA ACONSELHA:
Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? II Co. 6.14
C – DICA QUE VALE:
Só faça parte de comunidades que defendam temas saudáveis, afinal, participar de movimentos que preguem o pecado é conseqüentemente declarar-se a favor dele. Tenha sempre o cuidado de observar o perfil de quem quer adicionar você. Os critérios que abordam religião, leitura, música e assim por diante. Se de repente o perfil não compreende o de um cristão decente ou de uma pessoa que tenha fé, não é nada aconselhável adicionar. Não se empolgue com fotos, perfis ou conversas de pessoas que você imagina ser o padrão ideal para você. Tem muita gente sofrendo com imaginações amorosos que na prática mostram-se totalmente contrário ao que parecia.
3 – SALAS DE BATE PAPO:
Bate papo é uma região dentro de um site, uma janela, uma sala (na linguagem internauta) onde as pessoas conversam abertamente umas com as outras, ou reservadamente se preferir. Estas salas são temáticas, a pessoa que vai entrar escolhe aquela cujo tema lhe agrada, por exemplo, se quer falar sobre sexo entra na sala com esse tema, se quer amizades, namoro, encontros e outros temas entra na sala denominada com cada tema. Mas é bom saber que apesar de as salas manterem um tema, lá dentro, depois que a conversa começa se pode chegar a qualquer lugar, mesmo em uma sala de cunho evangélico acontecem casos em que pessoas começam uma conversa sadia e terminam no MSN falando de sexo e ate marcando encontros que não levam na verdade a nada.
A – TÓPICOS DE UM BATE PAPO:
Escolha da sala: Toda conversa começa com a escolha da sala. A condição da pessoa no momento o leva a buscar uma conversa que possa deixa-lo bem, saciado ou simplesmente passando o tempo.
A - PERIGO:
O grande perigo das salas de bate papo é que tem gente com todo tipo de intenção: homossexuais se passando por mulheres, pedófilos Conversa: A conversa é iniciada com perguntas pessoas como “oi, afim de tc?”, “tc de onde?” e assim por diante. O inicio de todo bate papo é saber qual a intenção da pessoa na sala, isso vai ser descoberto a medida em que as pessoas vão sentindo segurança na conversa e vão falando sobre coisas particulares. Conhecimento: após uma boa conversa, depois de falarem sobre coisas pessoais e adicionarem um ao outro no messenger ou marcarem horários de encontro na sala, passam a agir como se já se conhecessem há muito tempo. Identificação: O perigo do bate papo mora aqui, na identificação, porque nesse ponto é onde as pessoas imaginam ter encontrado a pessoa perfeita para se relacionarem, estando longe ou perto. Proposta: Depois de algum tempo conversando geralmente surgem as propostas. Daí em diante é onde as coisas começam a ficar realmente perigosas, porque dependendo da situação em que chegaram no assunto tudo pode acontecer. A palavra de Deus alerta sobre o fato de que o mal age por trás das coisas aparentemente belas. Quando a Bíblia fala do diabo diz: resisti ao diabo e ele fugira de vos, quando fala de mulher diz: fugi da prostituição. Vemos então, então, o quanto os perigos da carne são ameaçadores a condição de um jovem cristão. Não se pode negar que todos sentem tentação, mas é preciso também resistir e até fugir se for necessário para manter o caráter de filho de Deus. Encontros: existem uma boa parte de pessoas que se interessam por pessoas que moram longe não importando a distancia. Mas quando se comunicam com pessoas da mesma cidade ou região não sentem tanto interesse. Muitos viajam apenas para um encontro, outros ate namoram por um tempo há casos de pessoas que chegaram até a se casar. Mas a questão mais delicada é quando esses encontros não têm um objetivo sério, apenas a idéia de ficar ou curtir a noite, ou um momento. A bíblia orienta o jovem cristão a buscar os relacionamentos firmes, baseados no compromisso e na seriedade visando o matrimonio
Subscribe to:
Posts (Atom)
