Thursday, June 04, 2009

A IMPORTANCIA DE UM RIO NA VIDA DE UM HOMEM


“Com o meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos” Gn. 32.10

Esse versículo fala dos dois tempos da vida de Jacó, o antes e o depois. Quem ele era na primeira parte do texto acima? Segundo ele mesmo não passava de um homem com um cajado na mão, caminhando em uma longa jornada rumo a Harã. Quem é ele na segunda parte? O homem das sandálias rotas, apenas com um pouco de suprimentos? Não, nada disso, não é o desempregado e errante Jacó, agora ele é fazendeiro, empresário e pai de família. Segundo era o seu sonho, assim foi.

O rio Jordão testemunhou o duro passado de Jacó, como andou por aquelas bandas sedento e sozinho, agora, este mesmo Jordão, mais uma vez, comtempla a face deste homem, refletindo em seu espelho cintilante a felicidade de um homem realizado.

Esta situação de Jacó se parece com as mesmas atitudes tomadas por aquelas pessoas inconformadas com suas condições, que vivem sem nada, na dura realidade de terem nascido em uma família pobre , num lugar sem oportunidades ou qualquer situação parecida, mas, que não se desesperam, ao contrario, buscam de alguma forma, em algum lugar um meio de atingirem seus propósitos. As pesssoas que têm propósitos e que não se deixam definhar pelas dificuldades que vivem, acabam como Jacó, dizendo: “com apenas a roupa do corpo saí daqui, agora, volto com tudo o que sempre sonhei”. Este Jordão representa situações do nosso passado que testemunharam nossas dificuldades, nossos dias de empregados assalariados, nossos momentos de solidão, como uma rua que você passou algum dia, talvez chorando, e que depois volta pela mesma rua sorrindo. O texto do Salmo 126 fala sobre isso: “aquele que leva sua semente chorando voltará certamente com seus molhos sorrindo”.

Um missionário e seu discípulo andavam peregrinando por regiões de crise social, chegando em uma comunidade se deparam com uma situação interessante, é que toda a comunidade vivia a base de uma vaca leitera. Todo o alimento produzido e toda renda vinha dela. O missionário chamou seu discípulo a noite e disse: “vamos lançar a vaca precipício a baixo” o discípulo retrucou: “como podemos fazer tal coisa? Esta é a base de vida destas pessoas”. O missionário insistiu até que o pupilo o acompanhou. Depois disso foram embora e após um tempo, voltando pela mesma região, notou uma mudança significante na vida daquela população. A comunidade havia enriquecido de tal maneira que era impossível se prever o que havia acontecido, até que, ao conversar com um morador lhe foi esclarecido que a comunidade vivia sustentada por uma vaca, que depois caindo precipício abaixo, tiveram que buscar coisas diferentes. Cada pessoa precisou enveredar por um caminho que os conduzisse a se manter por seus próprios esforços. Este é apenas um conto é claro, mas que esclarece uma realidade importante do nosso cotidiano:

“as vezes o nosso fracasso consiste no fato de nos mantermos a base de coisas pequenas, soluções insignificantes”.

É preciso romper com a condição de vida que se leva, não apenas ficar lastimando dizendo que a vida é injusta e coisas parecidas. Atitude para se levar a frente o que se quer é o que precisamos para chegar a beira do Jordão e dizer:

“agora tudo é diferente, agora eu sou o que sempre sonhei”.

Lembro – me de ver uma propaganda em que dois amigos se encontravam depois de muito tempo. Um estava entregando pães, enquanto o outro estacionava o carro, vestido socialmente elegante. O entregador se aproximou do companheiro e disse:

“rapaz que bom te ver depois de tanto tempo, olha que sorte eu dei, entrego pães todos os dias e a freguesia é grande. Mas deu pra perceber que você também não anda tão mau assim. Terno bonito, deve estar dirigindo para algum bacana e que carrão, hein? Seu patrão deve ter bastante dinheiro”.

O amigo lhe respondeu:

“não, não, o terno e o carro são meus. Formei-me em direito e tenho gozado dos privilégios da minha profissão”.

O amigo entregador com ar irónico acrescenta:

“você não muda mesmo, brincalhão como sempre!”

Este entregaodr é como o jordão que viu todo o sucesso de Jacó. Para voltar um dia ao Jordão de sua vida e apresentá-lo tudo o que você conquistou, terá que seguir algumas leis, as mesmas leis que Jacó precisou obedecer para chegar onde chegou.

A primeira parte deste livro é destinada a você que quando se deita fica pensando qual atitude tomará no dia seguinte para que sua vida seja conduzida de modo diferente. A você que apesar que estar bem com o pouco, anseia por chegar mais longe, pretende surpreender a todos com o que é capaz. A todos que estão lutando pelos seus ideais, mas que infelizmente não têm nada em mãos a não ser um sentimento de conquista queimando dentro do peito. Esta parte é dedicada aos que tem um sonho.

(Extraido do livro A Empresa de Jacó de Rivaldo Sousa)

No comments: