Monday, August 04, 2008

QUANDO NOS SENTIMOS CANSADOS DA VIAGEM


João 4.6 - Jesus, pois, CANSADO da viagem...

Caminhando pelo deserto deste mundo, parei num sitio onde havia uma caverna; ali me deitei para descansar.

É assim que começa a narrativa do clássico cristão o peregrino, descrevendo a condição do ser humano após a queda de Adão. A viagem no livro de Johan Bunyan, fala da jornada do homem nesta vida. Um deserto. É o que o mundo é. Um deserto. Com todos os elementos que corrompem a estrutura humana, e nesta caminhada, às vezes nos faltam forças para produzir algo de útil para a nossa própria vida. Neste deserto, que provoca em certas situações da nossa vida, cansaço, nos sentimos como Jesus, procurando um lugar onde se assentar e meditar um pouco sobre algumas coisas que nos incomodam.
Mas, o cansaço neste deserto da vida é oriundo de muitas coisas e que atingem várias áreas da vida também, sendo assim, cabe a pergunta: o que nos cansa? O que te cansa? O que tem me cansado? Em que área da minha vida sinto-me mais cansado?
Há um cansaço que conduz ao sono, outro que nos impede de dormir. O que conduz ao sono é aquele que provocado pelo trabalho diário, pela labuta; o cansaço que tira o sono é aquele que inquieta a mente, que nos mantém acordados em função de preocupações e inseguranças.
O pior prejuízo na vida de quem está tomado pela falta de sossego é a falta de produção. Alguém cansado não consegue desenvolver as coisas, daí passa a funcionar como uma máquina programada realizando as tarefas diárias da vida apenas por pura obrigação.
Jesus estava cansado e por isso se assentou em um lugar para descansar e ficou sozinho consigo mesmo. Aqui, a Bíblia ensina algo importante para a vida dos afadigados:

“É preciso saber ficar sozinho em certos momentos”.

Hoje em dia já não se consegue ficar sozinho por muito tempo. As pessoas estão muito apressadas. Têm pouco tempo para ler um livro de capa a capa. Sem falar naqueles momentos onde se pode sentar em lugar silencioso apenas para ouvir uma canção sem ter que estar fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Apenas sentar 30 a 60 minutos e ouvir uma boa música.
Reclama-se muito o porque de tantas doenças, tantos problemas, tantas inquietações dentro da mente. Mas, o que realmente acontece é que problemas vão se acumulando como brasas na cabeça e quando a pessoa não sabe o que fazer começa a perder a noção das coisas. O desespero, em muitos casos, age quase que fundindo o interior mental. O que se faz quando se esta tão cansado e desestimulado? Algumas pessoas tomam decisões precipitadas que futuramente culminam em catástrofe, outros, apenas aprendem a viver cansado e não têm mais prazer em nada.
Agir de qualquer forma ou se adaptar a viver cansado não são as saídas que Deus deseja para a vida de uma pessoa. É claro que se alguém passar o tempo todo olhando para o céu e lendo a Bíblia em casa não vai resolver em nada, mas a valorização de um momento com o Senhor é muito importante, por que isso vai gerando conforto ao coração do aflito. Um momento a sós com Deus e consigo mesmo refletindo sobre a vida, orando ou buscando solução na Palavra gera força ao coração cansado.
A reflexão do Salmo 3 é muito interessante porque nesta passagem Davi se vê cercado por inimigos de todos os lado, a vida por um fio, mas o homem de Deus se expressa da seguinte forma:

“Me deitarei, dormirei e acordarei no dia seguinte, porque o Senhor cuidou de mim”.

E agora? O que dizer de uma reação desta em meio a uma situação de fadiga e perigo? A resposta é, segurança em Deus. Não podemos deixar que o sono seja tomado por flagelos que engessam a nossa fé. Dia após dia vão surgir coisas que tiram o sono e nos deixam cansados, mas, mesmo assim:

“Valorize um momento de culto a Deus e jamais deixe que suas mãos parem de produzir por excesso de cansaço” Hb. 12.12.